Bebês

Quais Alimentos Que Causam Cólicas No Bebê?

Descubra Os Alimentos Que Causam Cólicas No Bebê

Alimentos causam cólicas no bebê

Alimentos causam cólicas no bebê

Até os 5 meses de idade, as mães ficam desesperadas sem saber o que fazer para resolver o problema com as cólicas. O motivo ainda não foi desvendado legalmente, no entanto, alguns especialistas arriscam dizendo que pode ter relação com o consumo de determinados alimentos que causam cólicas no bebê.

Mesmo não sendo algo comprovado, devemos considerar que a ingestão de alguns alimentos podem não ser bem aceitos pelo o sistema digestivo da criança, que ainda está em formação.

Porém, seja qual for o motivo que provoque esse desconforto nos pequenos, é importante levar em consideração os que os médicos dizem. Por isso, vamos abordar a questão dos alimentos e possíveis fatores que podem contribuir para o desconforto do bebê!

Alimentos Que Provocam Cólica no Bebê!

Alimentos causam cólicas no bebê

É normal que bebês chorem quando estão com fome, molhados, assustados ou cansados, mas crianças com cólica choram sem parar e as mamães ficam sem saber como oferecer consolo. Além disso, em caso de cólica, o choro costuma ser mais alto que o normal e pode começar e parar repentinamente.

Entretanto, para evitar esses momentos de desespero, a restrição dos alimentos que causam cólicas no bebê a seguir, pode ajudar!

Leite!

Primeiramente, o leite que falamos aqui é o leite de vaca, que contém uma proteína diferente do leite materno que resultar no surgimento de gases e provoca as cólicas. Os pediatras recomendam que até o 6 meses de idade, o bebê não deve ter contato com o leite industrial, só em casos extraordinários.

Chocolate!

O chocolate pode provocar a cólica devido o leite presente da sua composição. Além da pequena quantidade de cafeína encontrada no cacau usado para a fabricação do chocolate. Por isso, evite as guloseimas!

Leguminosos!

Os leguminosos como a lentilhas, ervilhas, soja, feijões e outros possuem uma pequena quantidade de carboidrato que o organismo tem dificuldade para fazer a digestão. Devido a essa dificuldade, os leguminosos fermentam no estômago e provocam gases que não deixam o bebê dormir.

Vegetais Crucíferos!

Alimentos como vegetais crucíferos, como o brócolis, a couve e o repolho carregam uma substância chamada enxofre que resulta no aumento dos gases.

Carne Vermelha!

Assim como os leguminosos, a carne vermelha leva um tempo para a fazer a digestão e acaba fermentando no estômago, provocando gases. É uma das causas fortes entre os  alimentos que causam cólicas no bebê.

Quais os Sintomas que Mostra que o Bebê está com Cólica?

Para descobrir se o bebê está chorando por causa de cólica, a dica é, seguir a regra do três, choro por três horas seguidas, mais do que três vezes por semana e com duração mínima de três semanas. Isso pode ajudar. Mas existem outros três fatores que podem indicar a presença dos gases.

  • Movimentos que envolvem o encolhimento das perninhas e o arqueio das costas durante o choro;
  • Crises de choro intenso;
  • Gases na hora do choro.

Esses são os sinais que você deve ficar de olho para identificar se a criança está com cólica, principalmente se ela já estiver fazendo o consumo dos alimentos que causam cólicas no bebê!

O que Fazer para Aliviar a Cólica do Bebê?

Alimentos causam cólicas no bebê

Quando o bebê sente tanto desconforto sem justificativa, é quase certo que o problema seja com cólica. Dores abdominais são comuns até o quarto mês, pois o sistema digestivo do recém-nascido ainda é imaturo. Mas existem algumas técnicas para ajudar as mamães aliviar a dor além de evitar os alimentos que causam cólicas no bebê. Confira!

  1. Massageie a barriguinha do bebê;
  2. Dê um banho quente;
  3. Faça uma compressa;
  4. Tente um contato pele a pele;
  5. Enrole o pequeno no cueiro;
  6. Ofereça o peito;
  7. Controle sua alimentação;
  8. Em último caso, medique.

Espero que essas dicas possa te ajudar a acalmar o pequeno!

Alimentos que Causam Cólicas no Bebê (Vídeo)

Gostou do Artigo? Leia Também:

Quais Alimentos Que Causam Cólicas No Bebê?
5 (100%) 1 vote

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.