Bebês

3 Fases – Mudanças No Leite Materno

Veja As Mudanças No Leite Materno Que Toda Mamãe Passa

Você sabia que durante o período de amamentação, ocorrem mudanças no leite materno?

Mudanças No Leite Materno

Mudanças No Leite Materno

Provavelmente quem já amamentou deve ter notado as mudanças que o leite apresenta, mas se você vai ser mãe de primeira viagem pode descobrir agora as fases que o leite vai passar para garantir a nutrição do seu bebê.

Mas fique tranquila, não existe nenhum tipo de medidas que devem ser tomadas durante esse processo. É um procedimentos totalmente natural do corpo e só o que você precisa fazer, é amamentar bem o pequeno para receber todos os nutrientes necessários.

Existem 3 Mudanças no Leite Materno que Acontecem Naturalmente

Mudanças No Leite Materno

As mudanças no leite materno acontecem de forma natural para todas as mamães e não vai ser diferente com você. Isso porque as mudanças são extremamente necessárias para preparar o bebê para a vida fora do útero.

A amamentação tem diversos benefícios, entre eles a reduzir o risco de doenças, além de estimular o desenvolvimento físico e cognitivo do bebê e orquestrar a colonização adequada do intestino. Mas para isso acontecer, o leite passa por 3 fases: Colostro, transição, leite maduro.

Leite Colostro:

O colostro é o primeiro produto da secreção láctea, secretado desde o último trimestre da gestação até 7 dias após o parto. A sua característica é bem diferente de um leite normal. É um líquido amarelo, espesso e de alta densidades.

Possui IGA lactoferrína, macrogagos e linfócitos. Também possui alta concentração de imunoglobulinas, o que faz com que tenha um papel de destaque para a imunidade do recém-nascido. Além de carregar uma alta digestibilidade.

Leite Transição:

Já o leite transição é uma secreção entre o 7º dia e 14º dia após o parto. Tem uma coloração cara, diferente do leite Colostro.

E sua composição também é alterada: ele se torna mais rico em gorduras e nutrientes que contribuem para o desenvolvimento e o crescimento da criança.

Leite Maduro ou Branco:

O leite maduro ou branco é produzido a partir do 15º dia após o parto. Apresenta uma coloração branca e opaca. Porém, contém 88% de água, proteínas, carboidratos, minerais e vitaminas.

Como pode ver, é um leite bastante nutritivo.

Essas sãos as 3 mudanças no leite mais conhecidas. Contudo, existe ainda uma 4º fase que é bem no finalzinho da amamentação, o que chamamos de leite pré-termo.

O Leite Pré-Termo possui maior quantidade de proteína, lipídio e calorias. Com maior quantidade de IGA e lactoferrina.

É Importante Lembrar!

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o aleitamento exclusivo nos 6 primeiros meses de vida, podendo ser prolongado até os 2 anos ou mais. Então, nada de privar o bebê do leite natural e trocar pelos artificiais.

A substituição deve ser feita apenas com recomendações do pediatra e por um motivo muito relevantes. Não tire o direito do seu filho e garantir todos os benefícios que precisa através do leite materno.

Recomendações!

Pelo menos uma vez ao dia lavar os mamilos com água corrente. Não passe sabonete ou qualquer outro produto na região para evitar o ressecamento das mamas.

Antes de amamentar é necessário fazer uma higienização nos mamilos para evitar passar qualquer tipo de fungos ou bactéria para o bebê. Recolha uma gota de leite de cada lado e espalhe na aréola antes de introduzir o peito na boquinha do bebê.

Mudanças No Leite Materno (Vídeo)

Gostou do Artigo? Leia Também:

Rate this post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.