Bebês

O Que Esperar Quando Sair O Primeiro Dentinho De Leite Do Seu Filho?

Descubra Os Sintomas E Como Tratar As Reações Do Nascimento Dos Dentes Do Bebê!

Nascimento dos Dentes

Nascimento dos Dentes

De repente, a gente ver um branquinho enfeitando a boquinha do bebê e fica feliz! É o primeiro dentinho dando sinal de formação da arcada dentário do pequeno.

Junto com essa surpresinha, ouvimos mães dizerem que o bebê fica irritado, só quer colo, não quer comer e não para de chorar… Mas essas mudanças de comportamento, pode ser sim, por causa do nascimento dos dentes.

É comum que os dentes surjam entre os 6 e 7 meses, mas em outros casos, o dente pode nascer mais cedo ou até mais tarde. Não é algo que deva-se preocupar, apenas se os dentes demorarem muito para apontar, um odontopediatra precisa ser informado da demora.

Mas se ocorrer normalmente, se prepare! Você vai precisar saber como agir durante esse momento. Por isso, preparamos algumas dicas para te ajudar a descobrir os sintomas e como aliviar as dores, enquanto os dentes nascem!

Sintomas que o Bebê Vai Sentir Durante o Nascimento dos Dentes!

Nascimento dos Dentes

De acordo com os pediatras, aos 3 anos, todos os dentinhos já vão ter dado sinal, resultando no total de 20 dentes na boquinha. Mas não é uma regra o nascimento dos dentes acontecerem aos 6 meses.

Existem casos raros onde, bebês nasceram com dentes, e em outros, que esperaram até os 11 meses para darem sinal.

Porém, enquanto eles surgem, os bebês apresentam alguns sintomas que podem deixá-los bastante “enjoados”. Veja quais são!

Irritação!

A criança chora à toa, não quer saber de nada, pede colo o tempo todo, chora no colo… Ela realmente não consegue se decidir e irrita a mãe por não saber o que fazer. Esse é um dos sinais que os dentinhos estão querendo sair.

Falta de Apetite!

Quando chega a hora do nascimento dos dentes, é normal que a gengiva do bebê fique sensível e inflamada. Com isso, ele não consegue se alimentar de alguns alimento. Chega a preferir até os alimentos sólidos e frios, que são mais fáceis de ingerir.

Dorme Mal e Acorda Cedo!

Nesse período, ele sente muita dor e não consegue dormir direito. É normal que ele sofra uma inquietação e acorde mais cedo do que de costume.

Diarreia!

A diarrea é uma polêmica. Alguns dizem que não tem relação com o nascimento dos dentes, já outros, defendem que sim!

Existem duas explicações para a irregularidade do sistema intestinal, uma é o fato que, como o bebê começa colocar objetos na boca para coçar a gengiva, ele acaba colocando vírus e bactérias que estão presentes nesses utensílios para dentro do organismo, provocando uma diarreia.

A outra que, assim como a boca está se preparando para conseguir mastigar alimentos mais consistentes, todo o corpo começa a passar por uma transformação, principalmente o suco gástrico que se prepara para a digestão desses alimentos mais resistentes. Toda essa mudança pode provocar mudanças nas fezes da criança.

Baba Grossa!

A salivação é um dos primeiros sintomas mais comum a aparecer no nascimento dos dentes. Isso ocorre devido a transformação bucal do bebê, que acaba produzindo mais saliva do que a criança consiga engolir.

Gengiva Inchada!

Você vai notar que a gengiva vai conter uma cor mais rosada e um tamanho, discretamente maior que o normal. Esse sintoma aparece bem no início do surgimento dos dentes. É como um sinal da dentição!

Mexer na Orelha!

Alguns bebês mexem muito na orelha, fazendo movimentos para frente e para trás. Esse é um sinal de dor e incômodo, provocado pelo surgimento dos dentes.

Coceira na Boca!

Uma coceirinha no começo pode ocorrer ao ponto do bebê começar levar objetos para esfregar na gengiva. É dentinho chegando!

Como Ajudar Aliviar as Dores dos Primeiros Dentinhos?

Nascimento dos Dentes

O incômodo que o bebê sente durante o nascimento dos dentes, é muito doloroso. E junto com o estresse da criança, a mãe também sente a dor de ver o filho passando por aquela situação, muitas vezes sem saber o que fazer.

Diante dessa necessidade materna, aqui vai umas dicas de como ajudar aliviar os sintomas do nascimentos dos dentes de leite!

1 – Mordedor de Silicone

Os mordedores de silicone são sempre bons para o bebê se distrair e aliviar alguns dos sintomas do nascimento dos dentes. Para ajudar mais ainda, é legal deixar o mordedor por um tempo na geladeira e depois entregar para criança brincar.

Durante a brincadeira de colocar na boca para coçar a gengiva, o geladinho do silicone vai aliviar as dores e o inchaço. É uma ótima ideia!

2 – Higienização com o Dedo

Higienizar bem a gengiva vai ajudar a aliviar a dor. lave bem as mãos e enrole uma gaze no dedo molhada com água fria. Passe levemente em volta da gengiva da criança. Essa limpeza com a gaze gelava também vai aliviar o incômodo da boquinha dele.

3 – Massagem com o Dedo

Uma boa massagem leve na gengiva vai ser excelente quando os dentes estiverem querendo aparecer. Não se esqueça de lavar bem as mão e cortar as unhas. Depois, é só ir massageando a área dolorido.

Não Medique O Bebê!

Não tente medicar o bebê com medicamentos para dor sem a indicação do pediatra. O incômodo que a criança sente é uma dor suportável e não necessita de medicamentos.

Se achar que for necessário para aliviar a dor. Faça um chá de camomila gelado e passe em volta da gengiva para tentar diminuir a dor. Mas se mesmo assim, observar que a dor está provocando sintomas mais extremos, procure imediatamente um médico!

Nascimentos dos Dentes (Vídeo)

Gostou do Artigo? Leia Também:

O Que Esperar Quando Sair O Primeiro Dentinho De Leite Do Seu Filho?
4.8 (95.8%) 81 votes

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.