Gestação

Fases Da Gestação – Evolução Do Bebê Dentro Do Útero!

Veja Como São As Fases Da Gestação E Como Acontece A Evolução Do Bebê

fases da gestação

Fases da Gestação

As fases da gestação são momentos mágicos quando se está grávida. Apesar de só conseguir acompanhar a evolução do bebê através das ultrassonografias, ficamos cada vez mais ansiosas com o tamanho da barriga. Sem contar da grande apreensão com a chegada hora do nascimento do pequeno.

Para entendermos mais como funciona essa mágica que transforma uma sementinha em um bebê lindo e amado, a seguir, você vai encontrar descrito passo a passo de como funciona as fases da gestação de dentro do útero de uma mãe.

Você vai se apaixonar com os detalhes lindos que formam um bebê. Acompanhe!

Semana Seguinte a Fertilização!

fases da gestação

Na semana seguinte a fertilização, o óvulo fecundado avança até o útero e ganha o nome de blastocisto e tem o tamanho menor que a cabeça de um alfinete. Em poucos dias, as células do zigoto formam grupos distintos.

As células de dentro dão origem ao bebê, a do lado externo formarão a bolsa amniótica e a placenta. Em seguida, o blastocisto perde então a sua camada protetora e se implanta na parede do útero, o que chamamos de a nidação.

5º Semana de Gestação!

fases da gestação

Na 5º semana das fases da gestação, o bebê tem o tamanho de uma sementinha de gergelim. As células que estavam no interior do blastocistos se organizam, para o embrião começar a ganhar forma e surgem os primeiros órgãos. A pele do bebê é transparente e, é possível ver o cérebro e a medula espinhal.

Nessa fase, o sistema circulatório do bebê também se forma e o coraçãozinho começa a bater. Por enquanto, o bebê se parece mais com um girino do que com um ser humano. Ele recebe nutrientes pelo cordão umbilical, que fica ligado à placenta que acabou de se formar.

9º semana de Gestação!

fases da gestação

Na nona semana das fases da gestação, o bebê perde a cauda que tinha e fica cada vez mais parecido com uma pessoa, já tem braços, pernas, dedinhos, boca, nariz, olhos e o comecinho das orelhas. O bebê tem o tamanho de uma uva e pesa algumas gramas.

10 Semanas de Gestação!

fases da gestação

Na 10º semana das fases da gestação, o bebê tem o tamanho de uma noz e está passando de embrião para feto. O rosto já está formado e começam a formar os botões dentários que darão formas aos dentes.

A partir desse momento, os órgãos crescem rápido e a membrana que estavam entre os dedos somem, as unhas e a impressão digital entram em formação. Ele já consegue mexer as pernas e as mãos, e graças aos impulsos, o bebê mexe bastante. Mas a mamãe só sente os chutes por volta das 20 semanas.

12º Semana de Gestação!

fases da gestação

Na 12º semana das fases da gestação, os rins produzem urina. O bebê faz xixi no líquido amniótico e depois engole de novo.

14º Semana de Gestação!

fases da gestação

Na 14º semana, os olhos e as orelhas do bebê já se encontram no lugar certo e faz até careta. Está começando o segundo trimestre da gravidez, para muitas mamães, é o período da gestação que elas começam a se sentirem melhor.

15 a 20 Semana de Gestação!

fases da gestação

Entre 15 a 20 semanas, o bebê dobra de tamanho, à medida que o corpo cresce, o sistema nervoso amadurece, conectando o cérebro ao resto do corpo. Os nervos saem do cérebro e passa pelo tronco encefálico até chegar a coluna.

O esqueleto do bebê entra em transformação, a cartilagem que antes era macia, começa a endurecer e virar osso. O enrijecimento começa primeiro nos braços e nas pernas. Os sentidos também evoluem, e o bebê já consegue ouvir as batidas do coração da mãe e a voz.

Quando atinge a 20º semanas, o bebê já tem o tamanho de uma cenoura e a mamãe já consegue sentir leves “cosquinhas” causadas pela movimentação do bebê. Essa etapa marca a metade da gravidez.

21 a 27 semanas de Gestação!

fases da gestação

Entre 21 a 27 semanas, o tato do bebê se desenvolve e a impressão digital. O bebê gosta de sentir ou tocar o seu rosto e outras coisas que tiverem ao seu alcance, como o cordão umbilical.

Com 23 semanas, ele já pode engolir e a mãe pode sentir alguns soluços do pequeno, que é algo normal do desenvolvimento e pode acontecer várias vezes ao dia. Os pulmões começam a formar o chamados brônquios, onde o bebê começa a treinar a respiração, colocando líquido amniótico para dentro e para fora dos pulmões.

As pálpebras já se abrem por reflexos, mas ainda ele não enxerga. Os lábios já estão formados e com papilas gustativas na língua, faltando 1 trimestre para o bebê nascer.

28 Semanas de Gestação!

fases da gestação

Os 28 a 37 semanas, indicam a reta final das fases da gestação, o seu peso triplicará até o nascimento e formará uma camada de gordura para ajudar a mantê-lo aquecido dentro e fora do útero.

Os ossos já endureceram, mas os ossos do crânio ainda não se fundiram. Na hora do parto, eles vão se aproximar para a cabeça passar com mais facilidade. Milhões de neurônios já existem para criar conexões cerebrais que serão essenciais para o aprendizado dentro e fora da barriga da mãe.

37 Semanas de Gestação!

fases da gestação

O bebê já pode abrir os olhos e visualizar a luz que passa pelo útero, ele também já consegue ouvir bem sons e se torna capaz de perceber conversas e músicas. Com a aproximação do parto, o bebê perde pedacinhos do verniz caseoso que protege a pele do líquido amniótico. Ele engole esses pedacinhos que formaram as suas primeiras fezes.

Com a aparência de um recém-nascido, alguns bebês mudam de posição e ficam com a cabeça para baixo até o momento de vir ao mundo.

Grande Dia!

fases da gestação

A grande hora, é outro momento mágico em que a mamãe vai realmente conhecer o seu filho. Depois, é só curtir o filhote e enchê-lo de amor e carinho!

Fases da Gestação (Vídeo)

Gostou do Artigo? Leia Também:

Fases Da Gestação – Evolução Do Bebê Dentro Do Útero!
4.8 (96.08%) 51 votes

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

5 Comentários

  1. Carlos Aguiar disse:

    Era justamente isso que esu estava pesquisando. Obrigado pela ajuda!

  2. Romulo Dias disse:

    Parabéns!

  3. Luana Dias disse:

    Estou de 6 meses de gestação.

  4. Linda disse:

    Melhor conteúdo que já li!

  5. rollex11 logo disse:

    Gostei do Artigo! Parabéns

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.