Gestação

Descubra A Importância Do Pré-Natal Na Gravidez

Futuras Mamães Precisam Saber A Importância Do Pré-Natal Na Gravidez

Importância do Pré-Natal

Importância do Pré-Natal

Você sabe qual é a importância do pré-natal?

O pré-natal é um acompanhamento médico obstétrica indicado para todas as gestantes. O ideal é que ele seja iniciado antes da gravidez e dure até 45 dias após o parto.

Qual a Importância do Pré-Natal?

Um dos principais objetivos de fazer o pré-natal, é conhecer o histórico da paciente, pesquisar doenças pré existentes que possam vir comprometer a saúde do bebê e da gestante durante a gravidez.

Quando Começar o Pré-Natal?

O ideal é que o pré-natal seja iniciado 3 meses antes da gravidez, mas se isso não for possível, ele deve ser iniciado imediatamente depois do diagnóstico da gestação.

Quantas Consultas é Preciso Fazer?

De acordo com o ministério da saúde, no mínimo devem ser feitas 6 consultas, distribuídas das seguintes formas:

  • 1 no 1º Trimestre;
  • 2 no 2º Trimestre;
  • 3 no 3º Trimestre.

Como São as Consultas de Pré-Natal?

Importância do Pré-Natal

A primeira consulta, é a consulta mais longo. É onde se estabelece o relacionamento médico e paciente. O médico vai começar perguntando sobre as doenças preexistentes da gestante, querendo saber o histórico completo. Se houve cirurgias, gestações anteriores e se ocorreu ou não complicações.

Além disso, ele vai perguntar sobre os hábitos da vida da paciente, como é a alimentação, a prática de exercício físico. Outro ponto importante, é que essa paciente não saia da consulta com dúvidas. E se surgir, é acordado que ela anote e leve para a próxima consulta.

O que acontece de maneira universal para todas as mamães, é a medida da pressão, escuta dos batimentos fetais, medida de fundo de útero e o peso da gestante.

Quais Exames Solicitados No Pré-Natal?

Ao longo de todas as consultas do pré-natal, o médico vai solicitar uma série de exames, os mais comuns são os exames de sangue e as ultrassonografias. De acordo com os resultados desses exames, o médico pode solicitar exames mais específicos para cada gestante, individualmente.

As ultrassonografias são baseadas em:

  1. Ultrassom Transvaginal;
  2. Ultrassom Obstétrica;
  3. Ultrassom Morfológica;
  4. Dopplerfluxometria.

Essas são as ultrassons que os médicos solicitam para o acompanhamento do bebê, porém, ele pode pedir outras mais detalhadas.

Gestante Pode Ser Vacinada?

O ideal, é que o calendário de vacinas da gestante esteja em dia antes da gravidez. Isso porque, vacinas contra doenças congênitas são contra-indicadas durante a gravidez, como a Tríplice Viral, vacina contra rubéola  na gravidez que não pode ser feita na gestação.

No entanto, existem outras vacinas que podem ser realizadas sem causar problemas no bebê.

Vacinas Recomendadas Durante a Gestação!

O obstetra vai avaliar o calendário vacinal da gestante e se houver atrasos, a gestante vai precisar tomar as 3 doses da vacina contra a hepatite B.

Outra vacina importante tomar é a DTPA, que deve ser realizada entre 27 a 28 semanas. Essa vacina é feita com objetivo da gestante produzir anticorpos da coqueluche e passar para o bebê durante a amamentação até o momento que o bebê possa tomar a vacinação.

Além disso, tem a vacina da gripe que todas as gestantes não devem esquecer de tomar.

Importância do Pré-Natal (Vídeo)

Gostou do Artigo? Leia Também:

Descubra A Importância Do Pré-Natal Na Gravidez
4.8 (95.8%) 81 votes

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.