Benefícios do Yoga na Fertilidade Feminina

Você sabia que a prática do Yoga pode ajudar no grande sonho da maternidade? O Yoga pode ser um recurso complementar muito eficaz para as mulheres que desejam engravidar, cuidando de forma integral do corpo da mulher, desde o equilíbrio dos hormônios como a diminuição do estresse e melhora do bem-estar emocional. Mas, como isso funciona?
Existem asanas (posturas físicas) que estimulam fisicamente e energeticamente órgãos específicos, como os órgãos do sistema reprodutor, melhorando seu funcionamento e aumentando a energia vital (prana) desses órgãos. Além disso, durante a prática de Yoga, existem pranayamas e técnicas meditativas específicas para direcionar a atenção e o prana para regiões desejadas, no caso, órgãos do sistema endócrino e reprodutor.
Existem algumas modalidades de Yoga, como a Yoga Hormonal, criada por Dinah Rodrigues em 1992, que tem o objetivo de ajudar na produção hormonal, inclusive para a concepção, atuando nas glândulas endócrinas. Essa prática equilibra os hormônios, beneficiando mulheres de todas as idades e etapas da vida reprodutiva.
Sumário
Principais Pontos
- Yoga pode reduzir o estresse, aumentando as chances da concepção.
- Estímulo das glândulas endócrinas para equilibrar a produção de hormônios, como estrogênio e progesterona.
- Posturas específicas melhoram a circulação sanguínea na região pélvica, beneficiando a fertilidade.
- Fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico, promovendo a saúde reprodutiva.
- Yoga aumenta a energização do corpo sutil, refletindo em saúde e vitalidade para o corpo físico.
Aspectos sobre a Infertilidade

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define como infertilidade a inexistência de gravidez após 12 meses de tentativas, com relação sexual sem contraceptivo.
O problema alcança cerca de 15% dos casais em idade reprodutiva, sendo que as causas podem se apresentar nos homens, mulheres ou em ambos.
Existem diversos motivos para a infertilidade, tanto para os homens como para as mulheres. Para os homens, podemos elencar: condições anatômicas da formação testicular, inflamações ou infecções nos testículos, históricos de saúde e questões relacionadas com o ambiente e estilo de vida.
Já para as mulheres, algumas causas de infertilidade podem ser devido a: endometriose, infecções e históricos de saúde, alterações hormonais e estilo de vida.
Tanto para os casos de infertilidades em homens como em mulheres, existem algumas atitudes que podem auxiliar no combate ou no tratamento como: atividade física regular, alimentação saudável, controle da obesidade, sono de qualidade e consultas regulares com médicos especialistas.
Dentro desse contexto, o Yoga pode ser uma prática integrativa coadjuvante no tratamento da infertilidade, cuidando do corpo físico, emocional, mental, energético e espiritual da mulher, do homem ou do casal.
Introdução ao Yoga e Fertilidade

O que é o Yoga
O Yoga é uma prática milenar, originada no Oriente, sendo uma filosofia de vida que visa a evolução do ser humano, através de conhecimentos obtidos pelos sábios, há mais de 5.000 anos atrás. . O Yoga visa a união do corpo e da mente, nos libertando de pensamentos dominantes e padrões mentais.
Existem diversas modalidades de Yoga, sendo o Hatha Yoga a prática mais conhecida no Ocidente. Essa linha de Yoga une técnicas de respiração, meditação e posturas físicas que contribuem no bem-estar físico e emocional dos seus praticantes.
Relação do Yoga com a Fertilidade
Estudos mostram que o Yoga pode auxiliar na preparação do corpo feminino para a concepção. Isso ocorre através de posturas que estimulam órgãos reprodutores femininos e endócrinos, melhorando a qualidade dos óvulos.
Práticas de yoga com foco no aumento da fertilidade feminina também auxiliam no equilíbrio dos hormônios essenciais para a gravidez, como estrogênio e progesterona, aumentando as chances de concepção.
Além de todo benefício físico que o Yoga gera no corpo da mulher, a prática de Yoga visa um cuidado também no corpo sutil/energético, distribuindo melhor o prana (energia vital) nos Nadis (canais energéticos) do corpo sutil, harmonizando e energizando os chakras (pontos de acúmulo de energia do corpo, “rodas de energia”), impactando na saúde física dos órgãos.
Um corpo com maior circulação de energia vital é um corpo mais saudável e mais equilibrado, contribuindo de forma significativa na realização da gestação.
Como o Yoga Equilibra Hormônios

O Yoga ajuda muito no sistema endócrino feminino, através de posturas físicas que aumentam o fluxo sanguíneo e de prana (energia vital) em órgãos específicos, como a postura Baddha Konasana e Bhujangasana, que estimulam ovários e toda região da pelve e lombar.
Além de estímulos físicos, as práticas de Yoga geram um relaxamento profundo e respiração consciente, regulando os níveis de cortisol, hormônio do estresse, e auxiliando na perfeita homeostase do corpo, contribuindo para uma melhora de forma integral na saúde física, emocional e mental da mulher, tão importante nessa busca da maternidade.
Todos esses benefícios são cada vez mais evidenciados pelos estudos científicos e um exemplo disso é a indicação da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, que informou que a Prática de Yoga pode ajudar a concepção natural em mulheres entre 18 e 40 anos.
Para obter esse benefícios, é necessário regularidade nas práticas de Yoga, no mínimo uma vez na semana, e realizar as práticas de forma orientada, adaptando as posturas às necessidades individuais de cada mulher.
Práticas de Yoga Específicas para Aumentar a Fertilidade

Posturas e técnicas específicas durante a Prática de Yoga ajudam os órgãos reprodutivos e equilibram os hormônios. Além disso, o Yoga diminui o estresse, importante para a fertilidade.
Posturas de Yoga Recomendadas
Várias Asanas (posturas físicas de Yoga) auxiliam na fertilidade e regulação hormonal. Dente eles, podemos citar a Postura do Gato e da Vaca, a Postura do Arco, a Postura da Cobra, a Postura do Cachorro Olhando para baixo e Cachorro olhando para cima, a Postura da Criança e Janu Shirshasana.
Essas posturas melhoram a circulação sanguínea, principalmente na região pélvica e órgãos reprodutivos, e desintoxicam o corpo, beneficiando a saúde hormonal da mulher.
Além disso, como o Yoga cuida do aspecto energético, esses Asanas aumentam a energia vital do nosso corpo e dos órgãos físicos já mencionados, harmonizando e vitalizando o corpo sutil e físico da mulher.
Técnicas de Respiração
As técnicas de respiração também são importantes. O pranayama, por exemplo, controla a respiração e a energia vital, direcionando o prana (energia vital) para regiões desejadas.
Praticar regularmente essas técnicas ajuda a reduzir estresse e ansiedade, trazendo maior sensação de bem-estar e clareza mental, melhorando também a fertilidade. Um estudo mostrou que 45 minutos de yoga por semana diminuem o estresse em 20%, melhorando as chances de procriação.
Benefícios Físicos e Emocionais do Yoga para a Fertilidade

O Yoga traz muitos benefícios para a fertilidade feminina. Um dos aspectos é a melhora da circulação sanguínea, ajudando a nutrir os órgãos reprodutivos e, com isso, aumentando as chances de uma gravidez saudável.
Além disso, ocorre o fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico, ajudando a prevenir problemas como a incontinência urinária.
O Yoga também melhora a flexibilidade na região pélvica, sendo muito útil durante tratamentos de fertilização in vitro. Praticar Asanas que auxiliam no fortalecimento do abdômen e lombar é recomendado, pois ajuda a equilibrar o sistema endócrino e a reduzir desequilíbrios hormonais.
Praticar yoga regularmente também ajuda a manter o corpo relaxado, reduzindo o estresse e criando um ambiente melhor para a concepção. Técnicas de respiração e meditação ajudam a baixar o cortisol e aumentam a liberação de hormônios como serotonina e melatonina, essenciais para o bem-estar e saúde reprodutiva.
Benefícios Sutis do Yoga para a Fertilidade

Entendendo o Corpo Sutil
O ser humano possui uma rede complexa e extensa de nervos e órgãos que interpretam o mundo físico externo. Porém, esse complexo de nervos e veias físicas não são as únicas formas existentes no corpo humano. Além do nosso corpo físico, possuímos outros corpos como o corpo sutil.
Esse corpo sutil é formado por um sistema de canais energéticos, chamados de Nadis e centros de energia, chamados de Chakras, que distribuem a energia vital (prana) por todo o corpo. O prana, ao se distribuir e circular por todo o corpo sutil, vitaliza e energiza cada órgão e sistema do corpo físico, trazendo um equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual ao ser humano.
Na base da coluna vertebral, no osso chamado sacro (as civilizações antigas já sabiam que existia algo muito sagrado nesse osso) habita a mais sutil energia, que se encontra adormecida na maioria de nós, chamada Kundalini.
Energização do Corpo Sutil e Fertilidade
Ao realizar uma Prática de Yoga, através dos Asanas (Posturas), Pranayamas (Controle Respiratório) e Meditações, há um desbloqueio energético do Nadis (canais energéticos do corpo), permitindo que a circulação da energia vital flua melhor por todos os centros de energia.
Com essa livre circulação de energia vital no corpo sutil, o prana consegue “nutrir” melhor os órgãos e sistemas físicos do corpo, proporcionando mais saúde e harmonização aos órgãos, contribuindo para o seu perfeito funcionamento.
Devido a isso, ao fazer práticas de Yoga, as mulheres que desejam engravidar estão nutrindo seus órgãos reprodutivos com maior vitalidade e energia, além do aumento do fluxo sanguíneo e liberação física desses órgãos, preparando seu corpo físico e energético para o recebimento de uma nova vida.
Esse olhar e cuidado integrativo do Yoga permite que a mulher se prepare fisicamente, mentalmente, emocionalmente e energeticamente para uma das fases mais importantes da sua vida, aumentando consideravelmente a possibilidade de uma gestação saudável, feliz e muito equilibrada.
Quem diria que o Yoga seria o personal trainer dos ovários? 😄 Enquanto uns fazem flexão para os bíceps, as futuras mamães fazem Asanas para turbinar a fertilidade!